quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos III

O papa João XXIII é uma figura decisiva e programática da igreja católica; é uma daquelas manifestações do Espírito tão notável e tão notória que faz qualquer católico sentir-se reconfirmado na sua convicção de que o Espírito (também) conduz a sua igreja.
João XXIII integra, finalmente, a igreja católica no movimento ecuménico criando o Secretariado para a União dos Cristãos (1960) e, principalmente, convidando os irmãos separados a serem observadores nos trabalhos do concílio Vaticano II. Concílio que dedicaria às igrejas irmãs um documento incontornável e inédito na igreja católica.

Deixo aqui um diálogo de João XXIII com Roger Schutz (fundador da comunidade ecuménica de Taizé) pouco antes de morrer. Respondendo à pergunta de Roger, «Que testamento nos deixa para Taizé?», o papa Roncalli dirá: «Não andemos à procura de quem errou e de quem tem razão, mas vamos reconciliar-nos (...) Vós estais na Igreja. Ficai em paz». E vendo que Roger insistia dizendo: «Mas então somos católicos!», João XXIII disse-lhe: «Sim, já não estamos separados».

2 comentários:

Salete disse...

O ecumenismo sempre me fascinou!
Valorizar o que nos une e faz de nós uma única realidade, centrada na figura e exemplo de Cristo!
E simultaneamente, respeitar o que nos distingue, sem que sirva para nos separar, porque ainda assim a oportunidade para enriquecer o conjunto, para nos ajudar a caminhar juntos nesta aventura divina!
Que o Espírito oriente e ilumine os caminhos da Igreja, para que o percurso iniciado de forma brilhante e da mesma forma continuado com João Paulo II, não fique pelo esforço do passado, mas seja realidade efectiva no nosso presente!
Obrigada!

Fernando Mota disse...

A nossa oração e os nossos gestos de comunhão terão os seus frutos. Depois de um milénio de divisão, creio que temos um milénio para a comunhão das igrejas.