sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Porquê Silenciar?

Leio que a agência de rating Moody's afirmou esta semana que a economia portuguesa corre o risco de morte lenta. O banco de Portugal afirma que o crescimento português poderá aumentar em 2010, mas à custa consumo privado, logo à custa de mais endividamento, de mais importações, de mais défice externo e de menos investimento privado.
Espanto-me com a descarga da barragem de Alqueva (a primeira vez que encheu em oito anos) que provocou o afogamento de 71 cabeças de gado. Enfim, a montante continua-se a não aproveitar agricolamente, por atrasos e ineficiência, o maior lago artificial da Europa e a jusante não se avisa convenientemente quem ainda aposta na agricultura em Portugal.
Descubro que afinal a Câmara de Lisboa vai pagar pelo Red Bull Air Race 1,75 milhões de euros, enquanto Porto e Gaia pagaram 800 mil! Na altura, a câmara mais endividada país disse que a corrida não ia ficar mais cara que no norte, afinal...
Finalmente, o programa de Marcelo Rebelo de Sousa na RTP (que eu não via regularmente), com uma audiência acima da média da televisão pública, é silenciado em nome de um hipotético pluralismo da informação pública.
Reacções políticas? Propostas responsáveis? Verdade aplicada? Nada. Como diria Eça, Portugal continua a ser politicamente um "sítio mal frequentado".

Por falar em reacções, não consegui calar a revolta que senti ao ler (aqui) e depois escutar estas declarações vergonhosas do bispo de San Sebastian, José Ignacio Munilla: Existem males maiores do que os que esses pobres do Haiti estão a sofrer estes dias (...) também deveríamos chorar por nós, pela nossa pobre situação espiritual, pela nossa concepção materialista de vida. Quiçá é um mal maior o que nós estamos padecendo do que aquele que esses inocentes também estão sofrendo
". Por isso, enviei-lhe este mail para que ele tenha consciência de que há católicos que, pertencendo ao rebanho de Cristo Bom Pastor, não se comportam como carneirada de lideres míopes, insensíveis e estúpidos. Fica o mail, podia estar melhor, mas foi assim escrito, curto e grosso, porque existem coisas que não há diplomacia que amanse. Um bom fim de semana.

Sou católico praticante, teólogo e professor de religião num colégio católico. Só para dizer que lamento profundamente as declarações pagãs do Bispo José Ignacio Munilla. Pior do que terem sido públicas foi terem sido pensadas. Que Deus lhe perdoe.

Sem comentários: