quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Abre-te

Queria hoje partilhar um pequeno texto do biblista Rodolfo Felices Luna que acabei de ler no site do secretariado nacional da pastoral da cultura. Este texto vem ao encontro da minha reflexão a partir do "Abre-te" do Evangelho de domingo: temos que ser nós a abrir a nossa vida à novidade, ao desafio, ao risco da liberdade. Como me revejo neste pequeno texto! Nele estão muitas das minhas motivações para os caminhos que tenho desbravado. É por isso que não me sinto confundido.
Mas é bem melhor lerem o texto daquele teólogo e que ele seja inspirador para os nossos dias, para os nossos passos... Um bom dia para todos...

"Foi por falta de túmulos no Egipto que nos trouxeste para morrermos no deserto? O que é isto que nos fizeste, fazendo-nos sair do Egipto? (Êxodo 14,11)
Deus fez sair os escravos israelitas do Egipto, mas o Faraó lançou-se na sua perseguição. No meio das dificuldades, os fugitivos começaram a ter saudades da escravatura, culpando Moisés por os ter feito sair da opressão.
Temos a tendência de nos acomodar à infelicidade familiar, em vez de arriscar uma felicidade incerta. Deus pode abrir a porta das nossas prisões e dos nossos túmulos, mas cabe a nós sair e abrirmo-nos à liberdade.
Esta audácia aprende-se! Deus está presente na nossa longa marcha para a terra prometida. Ele ampara-nos e guia-nos para auroras felizes, mas não pode pôr um pé diante do outro em nosso lugar: é a nós que pertence caminhar para a alegria."

Sem comentários: