sábado, 5 de setembro de 2009

A Minha Unidade Lectiva

Ontem fui comprar os manuais de E.M.R.C. para o sétimo ano e para o oitavo ano e encontrei o director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e colega do grupo de trabalho de elaboração dos manuais para o secundário, que me deu a notícia de que a minha unidade lectiva sobre os novos movimentos religiosos já tinha saído.
Portanto, aí está a novíssima capa do meu trabalho deste ano neste grupo. Foi uma nova que me deixou muito satisfeito mas com uma pequeno travo amargo ao folhear e ler a unidade que escrevi. Foi pena não me a terem enviado para uma revisão porque evitaria algumas imprecisões dispensáveis, proporia algumas mudanças gráficas e tomaria conhecimento de algumas modificações (legítimas) sobre o meu texto. Teria sido útil e curial. Mas o mais importante é que o ensino de E.M.R.C., no ensino secundário, está enriquecido com mais três unidades lectivas (Valores e Ética Cristã; A Civilização do Amor; Os novos Movimentos Religiosos) que são uma subsídio indispensável para um ensino rigoroso, profundo, denso e sério desta disciplina. E é uma honra para mim protagonizar, com muitos outros, este movimento de enriquecimento e renovação.
De saída, uma referência ao manual do sétimo ano, que, ontem pela primeira vez tive entre mãos. Que salto qualitativo. Ainda não o experimentei em contexto de sala de aula, mas parece-me muito bom. Talvez um pouco extenso (tenho dúvidas se o conseguirei dar todo num ano lectivo), mas está apelativo, rigoroso e é altamente diginificador desta disciplina. Parabéns aos seus autores.
Quem tiver dúvidas sobre a qualidade deste trabalho da Igreja folheie, qualquer um dos novos manuais de E.M.R.C. e verificará como os conteúdos desta disciplina são sérios, científicos, uma mais valia para a escola e não têm nada de comum com a catequese paroquial. Se formos sérios e isentos na nossa análise verificaremos que uma disciplina assim é indispensável na escola laica, plural, ocidental e que se pretende como integral na sua formação.

Sem comentários: