sexta-feira, 3 de abril de 2009

Três Breves Notas de Uma Semana a Terminar

Ontem foi o meu último dia de aulas antes das breves férias da Páscoa (só a semana santa). Hoje vou dedicar-me por inteiro a preparar o retiro que amanhã vou orientar, na Casa da Torre, em Soutelo, Vila Verde. Vai ser uma oportunidade não só para parar um pouco, mas também para voltar a propor a lectio divina como método de encontro com Deus. Não é possível ser cristão sem fazer a experiência de Jesus Cristo. Vou tentar que o consigamos.

No domingo fui almoçar a casa de uma família de Válega que, há anos, insistia para nos encontrarmos. Estavam lá também outros ex-paroquianos. Como sempre foi uma experiência marcante. Eles são uma família de lavradores directos, simples, fiéis e de uma solidez impressionante. Ao regressar a casa perguntava-me porque é que gostavam tanto de mim? Só estive em Válega quinze meses, fui a casa deles talvez umas cinco vezes, porque me guardam com tanto carinho e saudade? Não lhes fiz nada de especial: ia a sua casa, comia com eles à mesa, visitava e conversava com o seu pai doente (que ainda me reconheceu) e convidei o filho para acólito e a filha andava num grupo de jovens. Nada mais. Mas talvez seja por tudo isso: tratei-os sempre como iguais, como irmãos, como família. Nada lhes perguntei, nada lhes exigi, nada inquiri. Apenas me sentei e me serviram. Partilhei da sua mesa e da sua vida. Tratei-os com a dignidade dos iguais. Onde aprendi a ser assim?

Na quarta a minha sobrinha Maria (na foto é a que está no meio) foi operada à garganta. As coisas que não foram fáceis e a recuperação vai ser exigente. Para ela um forte abraço e como sei que tem que comer muitos gelados e dos mais gelados aí vai um anúncio da pré-história, do tempo da mãe e dos tios, de que já todos nos rimos. É so clicar em baixo.
um spot gelado

2 comentários:

Salete disse...

As melhoras para a Maria!
Que tudo corra bem e que brevemente esqueça os momentos menos bons deste episódio, mesmo se a recuperação promete ser doce...

Unknown disse...

O Sr. Super Maxi ainda se lembra quando esse spot memorável e único, era cantando pelas suas irmãs!

Isso sim é de rir e chorar por mais!

Forza Maria!