terça-feira, 12 de maio de 2009

Semana Estranha

Manter um blog actualizado exige disciplina, alguma disponibilidade de tempo, predisposição mental e temas estimulantes sobre os quais queremos escrever. Estes não me faltam. O que me faltou nesta semana sem escrever foi alguma disciplina e, principalmente, tempo e disponibilidade interior para daqui me abeirar.
Foi uma semana paradoxal: por um lado, com a suspensão das aulas por causa da queima, esperava colocar o estudo em dia, recuperar leituras em suspenso e colocar aqui algumas reflexões há muito pensadas para este espaço. Por outro lado, a necessidade de fazer um trabalho para Antropologia Filosófica sobre a dimensão antropológica da utopia, obrigou-me a fazer leituras em tempo recorde, a não ir ao Dragão ver o jogo do tetra (sim, também tenho as minhas "maluqueiras") e a dedicar todo o meu tempo à filosofia de, por exemplo, Paul Ricoeur, de quem um dia aqui falarei.
Mas além de tudo isto, experimento uma melancolia permanente mas mais latente, feita de noites assombradas por sonhos recorrentes de saudade e de dias em que, nem o trabalho sobre pressão, alivia a sensação de solidão estéril. Nestas alturas, em que parece que nada podemos fazer para mudar o rumo das coisas, gostava de ser poeta ou escritor, pintor ou artista de qualquer arte para poder exprimir o que me vai no espírito, o que se me irrompe no corpo, o que me aperta a alma. Mas não sou. Por isso, recorro aos que o são para conseguir viver os meus dias.
Tentarei passar por aqui mais vezes e recuperar os comentários às leituras de domingo (quem já fez exegese bíblica sabe que é preciso muito tempo). Por enquanto, deixo-vos uma música que me tem acompanhado nestes dias com quem partilho angústias e resoluções e de que gosto mesmo muito. É de Boss AC e está integrada no seu último álbum "Preto no Branco".
Aqui fica a letra e a música, é so clicar: Alguém me Ouviu

4 comentários:

Vict9r disse...

Olá....
Certamente não se lembra de mim, pois já passaram alguns anitos....

Nem quis acreditar quando encontrei este blog, se bem que já me tinham falado dele....
Não sei como o tratar, por tu ou por voce....:P, continuando


A vida é uma caixa de surpresas e tudo muda quando menos esperamos, mas percebo essa angustia...."o tempo a passar e o que ando eu aqui a fazer...."
Mas dai a pensar que não vale apena viver é um grande passo....(isto era o que falava na musica)
Bem certamente já estou a falar demais....

Fiquei muito contente por este reencontro, passarei aqui sempre que puder, sim porque tal como escreveste o tempo é escasso...

Cumprimentos

se ainda se lembra....

Victor Fernandes

Maria disse...

Admiro muito a forma como se exprime com palavras, as leituras aos domingos, por isso, sempre que tiver algum tempo, não deixe de partilhar e aplicar no n/ dia-a-dia, essas passagens da biblia, que continuam actuais, e não é coisa do passado.
Bom trabalho...

disse...

Numa altura em que a minha vida está a seguir um rumo novo, encontro-me num estado de angústia tal que não sei a quem mais recorrer para pedir ajuda. Mas ao ler esta letra percebi que a vida é feita de obstáculos e que todos os dias temos que criar forças para olhar em frente e acreditar que melhores dias virão. Também me escondo por detrás de lágrimas que ninguém vê e acredito que Deus, por caminhos às vezes um pouco estranhos, tem algo que fantástico para mim, para nós, para todos.

Carlita disse...

As palavras escritas são bem mais fáceis! Sobretudo quando estou com um sentimento "contabilístico" e de injustiça. Sinto que sou mais um número, em que a minha individualidade só é contável… nada mais. Será que o defeito é meu, por acreditar que melhores dias virão e esperar que a vida se componha? Será que esses dias, que tanto ambicionamos, não são iguais à felicidade: não existem? A tristeza que me percorre o corpo, que me faz tremer e paralisar leva-me a crer que, afinal, a esperança e o optimismo estão longe, bem longe…