quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009


Não me lembro de iniciarmos um novo ano com tão poucas expectativas positivas sobre o futuro. Existe uma crise de confiança: não acreditamos que os políticos se preocupem com os menos poderosos; não confiamos nas instituições (políticas, económicas, religiosas); os bancos não confiam uns nos outros para emprestar dinheiro nem nós neles para o gerirem conscienciosamente; enfim, não confiamos na evolução da história e que com ela venha o progresso, a igualdade, a paz, a vida com qualidade.
Sem confiança o que é que poderemos fazer? Nada. As relações não são possíveis, o desenvolvimento integral não acontece, a vida não é doada e não nasce, o amor é uma miragem.
Que resposta temos nós os cristãos para este tão entranhado sentimento? Que atitude apresentamos nós ao mundo descrente, sem esperança e temente do amanhã?
Como sempre temos a Palavra que nos inspira e fortalece: “deram-lhe (ao menino de Belém) o nome de Jesus” que quer dizer Deus salva. E isso é o que temos a dar ao mundo de hoje. Deus não é um problema, não é mais uma preocupação a juntar às muitas da vida quotidiana, Deus é a base de onde partimos para um novo ano. Isto é, Ele já nos salvou, Ele é por nós e está connosco, Ele é a garantia que estamos salvos a seus olhos e, por isso, iniciamos 2009 com a certeza mais fundamental e encorajadora: não estamos perdidos no meio dos problemas e das angústias legítimas dos dias que temos mas encaramos os seus dramas e dores com a certeza de que O sentimos a nosso lado não a vigiar as nossas acções mas a inspirá-las, não a censurar as nossas palavras mas a fazer que elas edifiquem, não à espera de uma recaída mas a estender-nos a mão para nos levantar.
Que a alegria profunda e seguradora de nos sentirmos salvos nos empurre a arrancar da amargura quem nela cresce, a amar quem nunca se sentiu amado, a mostrar como se pode viver diferente, a partilhar o pouco que se tem com quem muito perdeu.
Que 2009 nos realize.

3 comentários:

Grupo de Jovens disse...

Quando tudo parece querer desmoronar, importa descobrir a aposta no que permanece...apesar de toda a falta de esperança, fazer esta escolha é uma confiança que não trai... é dizer sim a um projecto renovado, pelo qual vale a pena viver!
Bom Ano 2009

Unknown disse...

Penso que não existe dúvidas para ninguém, que as expectativas que se criam são fruto das atitudes do Homem.
Será que devemos confiar? Em quem e em que momentos? É certo que sem confiança nada existe, nada acontece e em nada se crê, mas os dias de hoje convidam-nos a tomar essa atitude (o caminho mais fácil).
Peço desculpa por não escrever nada de novo, diferente e animador, mas é para isso que cá venho ao blogge, sou o lado frio, racional, a imagem de uma sociedade que precisa de reencontrar o caminho certo.
Caminharei aqui contigo, para crescer e ganhar sangue novo (desculpa mas neste momento nada tenho para dar).

Maria disse...

Procuro muitas vezes saber o sentido que dá, em cada domingo que passa, transpondo o assunto de cada eucaristia para os dias de hoje. Assim, podemos dizer que as passagens da Biblia, estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, não é coisa do passado. Sempre o fez de um modo muito próprio. Vou continuar... e espero que esteja sempre desse lado. Bom ano 2009.