domingo, 14 de dezembro de 2008

"Quem és tu?"


Uma casa cheia é uma casa inundada de alegria. O castelo da nossa vida encontra a alegria na sua capacidade de vigiar, de abrir as suas portas e, principalmente, em se deixar invadir por todos os que fazem parte da nossa vida. Que as nossas portadas jamais se encerrem a alguém mas pelo contrário deixemos que todos os recantos do nosso castelo (ameias altivas, pátios interiores, redutos defensivos, etc) se abram a todos os homens.
A pergunta ao baptista hoje se nos impõe: quem és tu? A nossa resposta cristã só pode ser a de João. Não sou o detentor da verdade mas a testemunha humilde e pobre da Verdade; não sou o zeloso defensor de Deus mas a expressão vivida da sua bondade; não sou o profeta iluminado de desgraças e castigos, mas da boa notícia de um amor sem limites; não sou alguém cheio de mim, mas alguém que esvazia o seu castelo interior para deixar entrar os outros pois é no meio deles, é neles que está Aquele que tão mal o conhecendo o julgamos, muitas vezes, fechado em templos, palavras, céus ou dogmas. Neste advento tenho aprendido que quanto mais me esvaziar de mim e me preencher da presença dos outros descobrirei o nascimento real e diário de Jesus em mim e no mundo que me rodeia.

1 comentário:

Tania Martins disse...

tenho aprendido nesta minha caminhada pela vida que quanto mais damos e mesmos esperamos mais recebemos...
De facto temos de deixar as portas do nosso castelo aberto, para que possamos dar o que temos de melhor.. e que durante este caminho aprendamos com Jesus a conhecê-Lo