sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Duas Colunas de Uma Vida


Devo uma desculpa a todos aqueles que pacientemente, ao longo desta semana, procuraram novas neste blog. Só ontem à noite, desde sexta-feira passada, estive em casa e porque foi desmarcada uma reunião do grupo que trabalha na elaboração dos novos manuais de EMRC para o ensino secundário.
Destes dias não posso deixar de destacar a Ceia de Natal dos estagiários da Paróquia de Santo Tirso.
Desde 1979 que a paróquia de Santo Tirso, na pessoa do seu pároco, Padre Celestino Ramos, recebe no seu seio um diácono para aí realizar o seu ano de estágio pastoral antes do sacerdócio. Tive o privilégio de em 1995 começar a fazer parte desse grupo. Depois do ano de estágio fui ordenado sacerdote e continuei a viver na comunidade sacerdotal de Santo Tirso até 2003 porque paroquiei as comunidades de Lamelas, Reguenga e Refojos durante esse período.
Na noite de quarta-feira passada revivi um dos poucos e verdadeiros espaços de fraternidade sacerdotal existentes e recordei os melhores anos da minha vida: foi em Santo Tirso, num contexto de comunidade sacerdotal (éramos três padres de três gerações diferentes e sempre com um estagiário mais novo) e no ambiente simples, feliz e renovador das três comunidades paroquiais que conduzia, que eu não só aprendi a ser homem, padre e amigo como também me libertei dos preconceitos conservadores e alheados da realidade com que tinha saído do seminário.
Foram oito anos em que tentei, penso com pouco sucesso, aprender e assimilar a solidez, a perseverança e a abertura à novidade do Padre Celestino. E a serenidade, a bondade extrema (nunca a encontrei assim em nenhuma outra pessoa) e a amizade fiel do Padre Manuel Torres. A eles daqui presto o meu mais profundo agradecimento e manifesto a minha mais orgulhosa admiração.

2 comentários:

Grupo de Jovens disse...

A admiração que sentimos por uma pessoa faz-nos valorizar o tempo que passamos com ela. Faz-nos caminhar respeitando as suas sugestões, seguindo o exemplo, valorizando as suas ideias.
Esta admiração, é um passo para a mudança, para alterar os aspectos que julgamos poderem ser melhorados, a oportunidade para crescer.

becas disse...

hoje, dia 28.12.2008, pelas 23.00 lembrei-me de procurar na internet por uma pessoa que tantas saudades me deixou. Então escrevi no google fernando mota. e para minha alegria encontrei este blog e maravilhei-me com estas palavras tão sábias e que nos dão a todos uma lição de vida. Recordo o seu nome com uma imensa saudade.
tinhamos imenso gosto que nos fizesse uma visita.
assinado: cafe s.cristovao e maria da luz. refojos