sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Outro filme

Na passada quarta-feira ganhei um convite para a antestreia do filme que neste momento está mais na berra depois de ter vencido os globos de ouro para melhor filme, melhor realização, melhor argumento e melhor banda sonora. O título em português é (mal) Quem Quer Ser Bilionário (Slumdog Millionaire) e é do realizador Danny Boyle (Trainspotting) . O seu ponto de partida é o conhecido concurso Quem Quer Ser Milionário e um pobre e inculto rapaz que decide nele participar para recuperar o amor da sua vida, perdido nas peripécias da sua história.
É um filme claramente pós-moderno na sua iconografia, na abordagem da sua história (que é também a sua grande virtude) e na orientalidade da sua conclusão: é o destino. No entanto, bate os seus adversário ao Óscar de melhor filme pela sua estonteante montagem, pela não aparente profundidade do seu argumento e pela original forma de ler a história pessoal das suas personagens.
Num mundo tão desencantado e cada vez mais cínico sabe bem voltar a acreditar no valor da verdade; a reafirmar o vazio da alienação do dinheiro, da vaidade ou do sucesso televisivo; e a apostar no poder redentor do amor. Penso que é por isso que este filme tem sido um sucesso: é uma lufada de fresca esperança.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button


Fui há cerca de uma semana ver o novo filme de David Fincher, O Estranho Caso de Benjamin Button. Sim, esse das 13 nomeações para Óscar. David Fincher tem no seu currículo filmes marcantes como Seven (1995), O Jogo (1997), e, principalmente, Clube de Combate (1999) e Zodiac (2007). E outros menos bem conseguidos como Sala de Pânico (2002) e aquela super nomeada história de Benjamin Button. Tenho pena que o filme falhe narrativamente, se banalize na sua progressão ao longo da história do século XX, se trivialize na sua fotografia turística e nas opções fáceis para impressionar. Ainda por cima é muito longo e sente-se essa longevidade. E tenho pena porque além de excelentes actores (caracterização, montagem, efeitos especiais), o filme tem uma lindíssima reflexão sobre o envelhecer, tem um olhar crítico e reflectido sobre o mito (tão actual) da eterna juventude, da vontade de parar o tempo, de negar as marcas do tempo no nosso corpo e no nosso espírito.
Como devem saber, no filme Button nasce velho e ao longo da vida vai-se tornando cada vez mais novo até terminar numa infância sem memória e num bebé inexpressivo. Ele tem o tempo fechado, contado sem a incerteza, a abertura do homem comum. Este envelhecendo não deixa de tentar alcançar os seus sonhos nem de sonhar (ver no filme a personagem Tilda Swinton), recorda e conta a sua história e com ela aprende e ensina, vive a vida como um dom que se entende quando começa mas se oferece quando acaba, pode sempre recomeçar porque o caminho inexorável do tempo não o impede de arriscar porque o futuro é indefinição.
Assim e apesar da desilusão cinéfila, saí do cinema satisfeito porque envelhecer, mais que uma fatalidade é a grande oportunidade que temos de não deixar de acreditar na possibilidade de realizar as nossas utopias. Aliás, as grandes lições que tenho recebido ao longo da vida têm sido dos mais velhos. E grande parte do meu amor vai para alguns homens e mulheres que já cá vivem há algum tempo e de quem tanto dependo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ele passa.

O meu comentários às leituras de domingo, vai-se debruçar sobre o evangelho do III Domingo do Tempo Comum e não sobre o da celebração da conversão de S. Paulo porque entendo que se deve seguir o ritmo do ano litúrgico para melhor compreender a sua pedagogia.
Terminamos neste domingo a primeira parte do nosso percurso: De um encontro pessoal...
E neste se confirma o que se vislumbrava no evangelho do domingo passado: o encontro pessoal com Jesus é tão decisivo que nem pode ficar reduzido às quatro paredes de uma Igreja, nem às 48 horas de um retiro, nem aos 40 dias de uma quaresma. Ele passa por todos esses momentos e chama-nos mas também passa pela nossa lide de todos os dias. E como é difícil O perceber, O escutar, O dar-lhe tempo no lufa lufa do nosso trabalho! E pior, como se percebe pelo Evangelho de Marcos (Mc 1, 14-20), Ele passa caminhando, não se detendo a tentar convencer-nos nem implorando que O sigamos. Porque será? Porque a urgência da Sua noticia, a necessidade vital da Sua mudança, a dor e os sofrimentos dos homens para quem Ele veio e vem não permitem que percamos tempo. O cuidado pelo nosso irmão, a sua libertação e a sua reabilitação exigem a nossa resposta, a nossa acção cooperadora com o Mestre. Por isso pescadores de homens porque somos chamados a libertar da opressão os outros (o mar na bíblia é sinal do poder do mal).
Então que fazer para O perceber a passar e a chamar por nós nas margens dos nossos dias?
Perceber que Ele passa mesmo pelos funcionários que dirigimos, pelo cliente que atendemos, pelo aluno que ensinamos, pela mãe preocupada com o seu filho, pelos irmãos que partilham as preocupações, pelo amigo que anseia por ver-nos, pela esposa que pede colaboração, pelo..., pelo..., pelo...
Nós sabemos que ele passa e chama e tantas vezes naqueles que mais queremos e que mais tempo estão connosco e que, por isso, tantas vezes colocamos à margem da nossa sensibilidade.
Mais que possível o encontro pessoal com Jesus é decisivo para a nossa fé, vital para os nossos irmãos e consequente para o nosso trabalho.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Em resposta ao André

O André, um grande amigo meu desde os tempos do grupo de jovens da Reguenga, deixou um estimulante e inteligente comentário ao meu post sobre a campanha publicitária nos autocarros londrinos. Pensei responder-lhe por mail mas como não tenho o seu contacto, recorro a este espaço esperando não ser fastidioso.
É evidente que tudo está sobre escrutínio cientifico. A teologia, em consonância com o espírito cientifico, aceita as coisas na medida em que sejam verificáveis a partir da especificidade da sua forma de enfrentar a realidade. O ilegítimo é procurar provas empíricas e fisicamente controláveis para realidades que por definição transcendem o físico e o empírico. Algo que a própria ciência hoje está em melhores condições de o perceber pois os seus muitos teoremas estão carregados de pressupostos e marcados pela subjectividade humana. Ora, a teologia oferece uma interpretação da realidade, que, pelo nível em que se situa, não cai sobre a competência dos métodos científicos, mas que se oferece ao exame e verificação de todo aquele que queira examinar o seu justo nível. (Cf. Andrés Queiruga) O saber científico e o saber religioso partem da observação da realidade e esta fica mais enriquecida pelo contributo dos dois âmbitos do saber. O discurso religioso, em dialéctica com o discurso cientifico, tornar-se-á criativo, estimulante para os crentes e credível para os não crentes. As ciências recebem da teologia a incansável notificação dos seus limites e a religião, pela ciência, conhecerá melhor o mundo em que vivemos. "Para o cientista exigente, que não se encerra no campo limitado do seu domínio de saber objectivo e objectivante e que se abre à pergunta filosófica e religiosa pelo fundamento, valor e sentido últimos da realidade toda, a questão de Deus enquanto questão não pode ser eliminada" (Anselmo Borges)
No entanto, e reafirmo, a razão não pode demonstrar Deus, já que essa demonstração mostraria que Deus seria menos que a razão. O Deus demonstrável é um ídolo. Deus é descoberto numa experiência de fé ("Este homem é na verdade filho de Deus"), que pode e deve ser articulada racionalmente. Aliás, o Deus dos cristãos não pretende que o descubramos, o adoremos ou o provemos. Não. Ao revelar-se Deus não procura que O afirmemos mas que nos amemos uns aos outros. O interesse do Deus cristão não é Ele, mas os seres humanos. Como diz o teólogo Faus: "o que importa a Deus não é que saibamos que Ele existe (como se fosse um filho da nossa cultura da publicidade) mas que nos amemos".
É evidente, e termino como comecei, que nada disto impede a confrontação entre argumentos crentes e não crentes nem muito menos o extraordinário diálogo (e muito frutuoso para a evolução do discurso religioso nos últimos decénios) integrador de saberes com a cosmogonia e cosmologia (e não só) actuais e mais consensuais. Religião e ciência, no inicio de um novo milénio e em diálogo, são chamadas a aproximar-se das questões colocadas pelo grande Teilhard de Chardin: "Porque existem coisas? Porque têm elas um fim? Donde surgiu este ser que está em mim - que sou eu - e que não conhece a razão profunda da sua existência?".
Com certeza, as questões multiplicaram-se. Ainda bem. Meu amigo, está aberto o debate.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Se eu quiser falar com Deus"

Ainda não vai ser hoje que partilharei a minha reflexão sobre o filme de David Fincher, O Estranho Caso de Benjamin Button. Era para o fazer hoje, mas deparei-me com este poema de Gilberto Gil que completa o meu texto de terça-feira. É uma extraordinária oração que colocarei em destaque na minha mesa.

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar
Se eu quiser falar com Deus

Se quiserem ouvir estas palavras pela voz inconfundível de Elis Regina é só clicar a seguir:
SeeuquiserfalarcomDeus


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Uma tomada de posse.

Nunca fui um anti-americano primário nem um Obama entusiasta, mas estive ontem atento à sua tomada de posse e ao seu discurso. Os E.U.A. são um país de uma diversidade natural, cultural, étnica, ideológica, social e económica admiráveis. Contraditórios, crentes na liberdade individual, generosos e sem medo de expor ao mundo as suas debilidades e os seus dramas, os americanos surpreendem pela sua capacidade de terem a noção dos momentos em que o tempo os obriga a fazer história.
Ao tele visionar ontem a cerimónia da tomada de posse do novo presidente saltou à vista a forma descomplexada como a América vive a sua fé e, sendo constitucionalmente laica, o lugar que a religião ocupa no sentido de povo que os inspira: o presidente faz o juramento da constituição colocando a mão sobre a bíblia; a cerimónia foi aberta e encerrada por uma oração recitada diante de uma multidão silenciosamente orante; o discurso presidencial invocou Deus pelo menos quatro vezes. Não penso que tal situação devesse ser instaurada na velha Europa ou no nosso país (aliás, até me é indiferente), apenas observo como a ausência de Deus não é garantia de liberdade, de desenvolvimento, de tolerância, de progresso, de igualdade. Pelo contrário, a sua presença pode ser verdadeiramente inspiradora e responsabilizadora, tal como dizia o presidente Obama, ainda ontem: "A promessa de Deus de que todos somos iguais, todos somos livres e todos merecemos uma oportunidade de tentar obter a felicidade completa. Esta é a fonte da nossa confiança: o conhecimento de que Deus nos chama para moldar um destino incerto".
Realmente, todos somos senhores do nosso destino, protagonistas livres da nossa vida. Sabem não me recordo de nenhuma frase de nenhum presidente da républica português na sua tomada de posse. Porque será?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Que procurais?"

Foi um fim de semana muito reconfortante: a serra estava lindíssima, no sábado almocei na magnífica quinta do Paço dos Duques de Santar (Nelas) e no domingo fui ver um interessante filme de que vos falarei durante a semana. No entanto, deixarei hoje o habitual comentário ao evangelho de domingo passado.
No domingo passado aprofundamos o tema do encontro pessoal. "Que procurais?" perguntava Jesus aos dois discípulos de João que o seguiam. Que procuramos nós que seguimos Jesus de Nazaré? O conforto, o sentirmo-nos bem, uma segurança, uma pacificação interior? O verbo procurar é o mesmo lançado, na manhã de Páscoa, às mulheres que iam ao sepulcro, portanto é uma questão decisiva para os cristãos nascidos da Páscoa de Jesus.
O interessante é que os dois discípulos não filosofaram, não disseram que procuravam a salvação, a felicidade, a paz, etc, etc. Nada disso, somente o fundamental: "Onde moras?" Isto é, quem és tu? Queremos conhecer-te. Ouvimos falar de ti, mas não nos chega, queremos mais, queremos comer contigo, viver contigo, dialogar contigo, criar uma relação pessoal para podermos viver em comunhão. Enfim, para acreditarmos teremos que sentir e ver se és de confiança, se te podemos confiar a vida, se te podemos colocar nas tuas mãos.
E Jesus? Nada diz, nada argumenta, não se põe a dar sermões nem catequeses, apenas desafia: "Vinde e vede."
Ninguém é cristão por ouvir falar de Jesus mas por o ter encontrado. Ninguém é cristão por tradição mas por conviver com Ele todos os dias. Ninguém é cristão por sociologia mas porque dialoga com Ele, come com Ele, trabalha com Ele, adormece com Ele, vive com Ele. Isto é a fé cristã : uma relação pessoal e amorosa com um homem que, como todas as relações pessoais, tem que se alimentar, cuidar, aprofundar, fazer crescer sem rotinas, nem tempos mortos nem silêncios eternos.
Sei que para um cristão leigo tal é muito difícil. Também eu o sinto nestes últimos anos: o trabalho, as preocupações, as contas para pagar, a família, o barulho, o ritmo alucinante, o stress. Tudo dificulta esta relação cristã, mas é por isso que temos que dar espaço ao Mestre, à sua palavra, à sua presença. Como? Aproveitando o que a Igreja nos oferece: a Eucaristia (padres como é grande a vossa responsabilidade! E tantas vezes desaproveitada!), a formação, os tempos fortes (o tanto que se pode fazer, mas não se faz!), retiros, caminhadas, grupos, movimentos, etc. Criando espaços na nossa vida pessoal e na nossa casa para ler, rezar, meditar, aprofundar. Até num fim-de-semana fora se contempla o Mestre e se aprende com Ele pela natureza, pelos outros e pelo tempo livre.
Ele pode morar connosco...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

De partida...


Nos próximos dias não virei a este espaço porque parto daqui a pouco para a serra da estrela. É importante contemplar as maravilhas da natureza para perceber o que valemos.
Ainda na linha do texto de ontem, inspirado pelo artigo de opinião que Graça Franco hoje escreve no Público, deixo um texto evangélico que nos relembra a nós cristãos que temos que ser os mais felizes e confiantes dos homens: "Olhai os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem juntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu alimenta-os. Será que não valeis mais do que os pássaros? (...) Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu digo-vos: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora se Deus assim veste a erva do campo, (...), muito mais ele fará por vós, gente de pouca fé!
Não fiqueis preocupados dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Que vamos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas (...) não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade". (Mt 6)
Dificuldades? Sim, teremos, mas para as superar em comunhão com Ele. Como dizia a jornalista: Querem garantia mais "destressante"?
Parto com Santo Agostinho no coração que também vos recomendo: "Ama e faz o que quiseres!"
Se Deus não existisse poderíamos partir assim? Não creio.
Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Provavelmente Deus não existe?


É provável que no meio de tanta notícia e de tanta não notícia tenha passado despercebida a muitos uma campanha publicitária lançada em Londres e já espalhada por diferentes cidades europeias em que se afirma: Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e goze a vida.
O mais interessante desta iniciativa é que ela acaba por ser uma verdadeira aliada de todos os crentes cristãos porque desafia a algo de fundamental para um cristão: pensar e confrontar a sua fé com todo e qualquer edifício intelectual não crente. Daí brota a discussão sã que implica o aprofundamento da fé e das raízes da crença. O cristão não tem medo do ateísmo teórico, reflexivo e sério. O cristão fica desarmado é com a indiferença e o mero encolher de ombros de quem diz: Deus? Nunca coloquei a questão nem parece ser sequer importante colocá-la.
Em probabilidades não sou muito forte, mas percebo que nem o autor desta campanha possa dizer taxativamente que Deus não existe porque a existência de Deus não é objecto das ciências verificáveis experimentalmente. O que também me parece suficientemente aceitável é que, diante da contingência deste mundo, do enigma da existência, da culpa, do sofrimento, da morte, do sentido último da vida é razoável acreditar no Deus pessoal, criador e salvador, de Jesus Cristo, pura positividade amorosa.
Naquela frase, o que é verdadeiramente triste é a sua segunda parte: Deixe de se preocupar e goze a vida. Não vou falar do apelo à irresponsabilidade pessoal e social que ela encerra, como se o outro, o seu sofrimento, a sua dignidade, os seus direitos nada me dissesse (não passa esta crise económica muito por aqui?). Mas o que entristece o crente é a imagem de Deus que o autor desta campanha tem. E a culpa não é dele mas sim da face deformada de Deus que os cristãos têm dado ao longo dos séculos: um deus que não quer o homem feliz, que o vigia continuamente para ver quando vai falhar; um deus que nos ameaça com o inferno, que tolhe a nossa sexualidade, que pede sacrifícios e sofrimento; um deus em nome do qual se perseguiu, matou e anatematizou a liberdade, a ciência, os direitos humanos, a alegria, o amor, a felicidade; enfim, um deus que não é aliado do homem mas seu preceptor e juiz. Diante de um deus assim também eu seria ateu.
Podem perguntar, então como é o Deus cristão? Como já vai longo este texto, apenas encerro com uma frase: é precisamente o contrário do que atrás escrevi. Ou já nos esquecemos do menino de Belém, do Mestre de Nazaré ou do condenado de Jerusalém?

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Por entre o estudo...

Terminou ontem a minha época de exames com a prova de Filosofia de Ciência Política. Vou dedicar-me agora a mais uma unidade lectiva para os novos manuais de EMRC do ensino secundário, que devo entregar durante o mês de Fevereiro.
No entanto, o fim-de-semana passado e o dia de ontem proporcionaram-me momentos de contraponto positivo com o sempre exigente estudo. Ontem, depois do exame, estive a conversar, na casa diocesana de Vilar, com o Dr. Marcelino que é a pessoa que melhor conhece as sombras e as luzes do meu coração. Foi um encontro há muito desejado e adiado, que me trouxe uma confiança no futuro e uma paz interior só ao alcance dos bons mestres espirituais. No domingo almocei com uma grande amiga de Válega, na comemoração do seu aniversário. Mais uma vez (e são tantas) fui verdadeiramente presenteado pela sua amizade, pela sua generosidade e pelo convívio com a sua numerosa, acolhedora e estimulante família. É muito reconfortante sentir como sou tão acarinhado mesmo depois de já ter saído de Válega há quatro anos. É muito grande a minha dívida para com os muitos amigos que deixei naquela terra!
Mas hoje queria falar-vos da minha noite de sábado. Fui ao cinema (algo que já não fazia há muitos meses) ver o filme de Baz Luhrmann (Romeu e Julieta; Moulin Rouge), Austrália. Pois meus senhores se querem regressar aos grandes clássicos do cinema, àqueles filmes que só se podem ver na sala escura de um cinema, que sabem contar linearmente e sem pseudo-intelectualismos uma história com grandeza, sensibilidade, emoção (quem não se emocionar já se deixou vencer pelo cinismo), simbolismo, encanto, sem velocidades loucas nem golpes de efeitos especiais sem nexo não podem perder esta pérola, esquecida pelas audiências americanas. É o regresso (?) arrebatador do verdadeiro grande cinema americano que, no passado, o elevou a líder da indústria cinematográfica mundial. Grandes interpretações, banda sonora bem integrada, realização audaz e segura estão ao serviço de uma história de diálogo de culturas, de busca interior, de renovação de vida, da força salvadora e redentora do amor do amigo, do amor homem-mulher, do amor maternal, do amor de filho, do amor a um país. Dizia a certa altura a criança protagonista: “Contar histórias é o mais importante de tudo; é assim que guardamos sempre as pessoas que nos pertencem”. É por isso que não me canso de recordar e recontar e reviver as muitas histórias da minha vida…
Quem quiser um aperitivo pode clicar a seguir:
TrailerdeAustrália


sábado, 10 de janeiro de 2009

Nas margens do Jordão


A temática reflexiva que proponho para estes sete domingos do tempo comum é a seguinte: De um encontro pessoal para o encontro com os outros. São duas etapas. Na primeira somos convidados a conhecer a morada do Mestre, a ir às raízes da nossa condição cristã para alicerçados naquilo que nos distingue e inspira podermos ser uma mais valia para os nossos contemporâneos.
A nossa biografia cristã começa no nosso baptismo, aquele momento em que plasmamos a nosso vida na Vida de Jesus (Cristãos). Por isso, quando escutarmos hoje “Tu és o meu filho muito amado, em ti pus toda a minha complacência” não fiquemos pela conclusão óbvia de que o Pai falava somente para Jesus, mas ousemos acreditar que o Pai se dirige a mim, a ti, àquele que está ao meu lado, a cada homem e mulher. E se tal afirmação é uma consolação, um bálsamo para o nosso amor-próprio (bem necessário) é também um conjunto de perguntas bem certeiras: que tenho feito dessa força que me foi oferecida muito antes de eu poder dizer creio? Que rotinas e abandonos me fizeram esquecer a minha dignidade cristã original? Em que outras águas (pantanosas) da indiferença, da ambição, do egoísmo, da facilidade me deixei envolver? Que espaços oferecem as comunidades paroquiais para aprofundar o sentimento de filhos, para amadurecer e fazer crescer esta relação pessoal com Aquele que dizemos seguir? Quantas vezes fomos causa de alheamento e afastamento revoltado daquele convívio por causa de rotinas incontornáveis, leis absurdas e insensibilidade humana?
Temos todos (clero e leigos) que regressar às margens do Jordão para nos sentirmos e sabermos filhos e irmãos amados, acarinhados e escolhidos para acolher, erguer, libertar a vida dos outros e, por aí, a nossa.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Silêncio

Ontem recebi a triste notícia que um dos meus antigos paroquianos da Reguenga tinha falecido. É o pai de um dos meus maiores amigos: o Nelson.
Coloco aqui a imagem de Cristo no sepulcro de Holbein para que a nossa fé na ressurreição não retire um só átomo do horror que é a morte. Estou convencido que se queremos viver não podemos adoçar a dureza e o sofrimento da morte. E como eles contaminam quem a contempla.
Dostoievski exclamou quando viu este quadro: “Um quadro assim pode fazer perder a fé”. Pode, mas a mim robustece-a porque me arranca do comodismo dos meus problemazinhos e coloca-me diante da realidade da vida para a qual a fé não é um analgésico mas um desafio. São notícias como a que ontem recebi que desinstalam uma fé adormecida.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Por entre trevas

Hoje na liturgia católica em Portugal contemplamos esses magos míticos que são uma parábola sobre como caminhar em tempos difíceis, tenebrosos, desesperançados e carregados de dúvidas como os nossos.
O fascinante na sua aventura foi que se puseram em caminho não porque viram uma estrela mas, pelo contrário, viram uma estrela porque se puseram em caminho. Nas dificuldades não vale a pena ficar parado, nada fazer à espera que do céu desça a salvação. É essencial lutar, arrancarmo-nos da nossa passividade e libertarmo-nos dos nossos medos para buscarmos o sentido e a ardência da alma, típica dos corações crentes. É um caminho duro, desértico, rodeado de escuridão e longo porque é sempre longo o caminho quando caminhamos entre dúvidas e trevas.
Chegados à recta final do Natal é necessário diagnosticar o nosso estado pessoal. Aproveitemos o exemplo dos Magos: Estamos cansados e vazios ou renovadamente entusiasmados caminhando com os pés bem firmes no nosso tempo? Vamos deixar de novo que o ritmo da cidade dos domine ou procuraremos a salvação na simplicidade, na temperança, num caminho diferente ao do tempo? Esvaziaremos os nossos tesouros de tudo aquilo que nos impede de caminhar ou continuaremos a atulharmo-nos de superficialidades?
Que Deus nos ajude a seguir por outro caminho para não regressarmos ao encontro de Herodes.