terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Silêncio

Ontem recebi a triste notícia que um dos meus antigos paroquianos da Reguenga tinha falecido. É o pai de um dos meus maiores amigos: o Nelson.
Coloco aqui a imagem de Cristo no sepulcro de Holbein para que a nossa fé na ressurreição não retire um só átomo do horror que é a morte. Estou convencido que se queremos viver não podemos adoçar a dureza e o sofrimento da morte. E como eles contaminam quem a contempla.
Dostoievski exclamou quando viu este quadro: “Um quadro assim pode fazer perder a fé”. Pode, mas a mim robustece-a porque me arranca do comodismo dos meus problemazinhos e coloca-me diante da realidade da vida para a qual a fé não é um analgésico mas um desafio. São notícias como a que ontem recebi que desinstalam uma fé adormecida.

1 comentário:

Catarina disse...

Dps de ler a msg do teu blog imagino a dor k tas a sentir pk quando a morte xega n a palavras e eu k o dida a minha avo partiu ja a um mês e agora a saudade da presença dela inda doi mais....
N a palavras...