sábado, 5 de dezembro de 2009

Escolhas

Podem não acreditar, mas cheguei há pouco a casa. Tem sido assim toda a primeira semana de advento: muitas solicitações externas, já algumas compras natalícias, o trabalho a acumular-se na secretária e pouco espaço para partilhar os meus dias, nesta janela sobre o (meu) mundo. Alegra-me que vá cumprindo com as responsabilidades assumidas e que muito do meu tempo fora de casa tenha sido vivido em convívio familiar e amigo. E isso é o mais importante.
Deixo aqui uma notícia curiosa que me chegou pelo site do secretariado da pastoral da cultura. O MySpace pediu a várias personalidades para contribuírem com as suas «playlists» para o MySpace Music. Este novo site, que foi lançado no dia 3 de Dezembro no Reino Unido, faz «streaming» de músicas e vídeos, sendo totalmente financiado por publicidade. Na contribuição do Vaticano, compilada pelo Pe. Giulio Neroni, podem encontrar-se artistas tão variados como Mozart e os Muse. E aqui é que queria chegar. Sou há muitos anos uma apaixonado pelos Muse: rock(?) original, trabalhando diferentes influências e numa constante reinvenção da sua música. Fico abismado e orgulhoso que no Vaticano se admire música tão alternativa (?), mas tão significativa para tantos. Também por aqui se pode e deve dialogar com o mundo de hoje. A música escolhida pelo padre Giulio foi Uprising do último álbum que ainda não ouvi com atenção: Resistance.
Como estamos em tempo de esperança e de fortalecermos resistentemente o nosso acreditar em que é possível, juntos (Deus e o Homem), fazer nascer um novo mundo que, estando há mais de dois mil anos em gestação, nos chama agora, a nós cristãos da última hora, a um protagonismo fraterno e corajoso, para que cada vez mais se torne realidade. Por isso, deixo aqui Invincible dos Muse. Porque só juntos, Homem e Deus, somos invencíveis. Sim, parece que estou a abusar do sentido da letra da música, mas uma obra de arte é-o porque está sempre aberta a todas as leituras. Aqui fica a minha, nesta adoptada música de advento. Um bom domingo.

Sem comentários: