segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mercedes Sosa

Soube hoje de manhã que Mercedes Sosa faleceu ontem, na sua Argentina, com 74 anos. Mercedes foi uma activa oposicionista das ditaduras latino-americanas (esteve exilada do seu país devido à ditadura) e uma lutadora pela justiça social e económica para a sua América latina. Tal como ela dizia de si própria, o mais importante era a sua música e foi com ela que Mercedes inspirou gerações e mobilizou lutas pelos direitos humanos. E lutar pelo homem e pela sua dignificação não tem cor política nem é exclusivo de nenhuma família ideológica. Mas também é justo que se diga que, na verdade, naquela região, durante as décadas de 70 e 80, foram as esquerdas que mais estiveram ao lado dos povos e das suas necessidades.
Deixo aqui a minha homenagem a Mercedes Sosa, de quem tenho dois cds que nunca me cansaram de a escutar. Nesta homenagem coloco aqui três vídeos do youtube.
Primeiro, o grande sucesso Todo Cambia onde lateja a força interior e sentida desta mulher.


Agora, essa oração grandiosa: Solo le Pido a Dios


E, finalmente, o grande Gracias a la Vida

1 comentário:

Salete disse...

Ouvi esta Senhora pela primeira vez em Espanha, na década de 90, foi-me apresentada pela minha Amiga Trini!
Na época porque me mostrei encantada, ofereceu-me uma "cassete", esta velha forma de guardar músicas, que ouvi e me levou a reflectir vezes sem conta nas suas palavras cantadas!
Mas hoje, pela primeira vez, volvidos vários anos, conheci o seu nome e um pequeno resumo da sua história!
Se já gostava das suas músicas, agora percebo de onde vinha a força que nelas soube imprimir!