domingo, 23 de agosto de 2009

XXI Domingo do Tempo Comum

"Isto escandaliza-voz?", assim perguntava Jesus a uma número grande de discípulos que consideravam as suas palavras como duras e como impossíveis de aceitar. Mas Jesus não retira nada do que disse, nada tenta negociar, não procura compromissos nem tenta «dourar a pílula». E vai mais longe: diante da deserção de muitos dos discípulos desafia os doze a tomar uma decisão, a que Pedro responde com uma profissão de fé eloquente.
Hoje Jesus coloca diante dos seus discípulos a questão: escandaliza-vos fazer da minha vida a vossa? Escandaliza-vos comer a minha carne e beber o meu sangue? Isto é, escandaliza-vos perdoar setenta vezes sete? Escandaliza-vos amar a todos como Eu vos amei? Escandaliza-vos a bem-aventurança dos pobres, dos que são perseguidos e dos que lutam pela paz? Escandaliza-vos a minha amizade com os publicanos, as mulheres de má vida e a minha predilecção pelos pecadores e pelos convertidos de última hora? Escandaliza-vos a minha denúncia de toda a hipocrisia religiosa e o meu apelo a orardes no silêncio e a fazerdes caridade em silêncio? Escandaliza-vos o meu acolhimento do estrangeiro, o meu diálogo com os ateus e a minha não acepção de pessoas? Escandaliza-vos a minha promessa de que quem quiser ser meu discípulo tem que pegar na sua cruz todos os dias e seguir-me? Escandaliza-vos a minha história de insucesso, que sublinha que quem quiser ser o maior seja o servo de todos? Escandaliza-vos que tenha sido uma aliança do poder político com o poder religioso que me condenou e que, por isso, todos os poderes deste mundo se distanciam de Deus?
Penso que o drama de muitos de nós discípulos de Jesus é não nos sentirmos escandalizados com ele, é não levarmos um «soco no estômago» que nos desinstale desta forma amorfa, ligeira, habituada, rotineira e fácil de ser cristão. Amar é amar como Jesus, perdoar é perdoar como Jesus, ser pobre é ser pobre como Jesus, ser humilde é ser humilde como Jesus, etc, etc. Não há volta a dar: "que a vossa linguagem seja sim sim, não não", dizia Jesus.
Como é isto possível? Quem pode alguma vez seguir isto e viver assim? Pedro dá-nos a resposta: Confiamos em ti Senhor. Tu estás connosco e isso nos basta. Porque esse caminho só em ti e contigo poderemos percorre-lo. Por nós, com as nossas forças é impossível; por isso só podemos repetir a oração dos discípulos de Emaús: "Fica connosco porque cai a tarde e o dia já declina".
Só tu, Mestre, és o caminho para a Vida e só em ti vivemos na verdade.

Sem comentários: