segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Um Domindo à moda antiga


Ontem foi um domingo à moda antiga. Eu e os meus irmãos à volta da nossa mãe realizamos um almoço de domingo em família que há muito era desejado e não concretizado por desencontro de horários profissionais. Mas ontem tal foi possível para alegria e benefício de todos. Estes almoços são míticos na nossa casa: à volta da mesa conversa-se toda a tarde dos mais variados assuntos, os mais novos mantêm-se no convívio com os mais velhos, a televisão permanece desligada todo o dia, ninguém dá pelo passar do tempo.
Quando temos estas reuniões de família dois sentimentos me assaltam quando regresso a casa.
O primeiro é que, por defeito de formação e das anteriores actividades profissionais, tenho sempre a sensação de que falei muito, que monopolizei as conversas e que dei pouco espaço à serenidade firme e inteligente do Nuno, à atenção maternal alargada a todos da João, à imensa disponibilidade generosa da Inês e à solidez sofrida mas firme da nossa mãe coragem. É que se aprende muito quando se escuta…
O segundo sentimento é de orgulho porque, num respeito sagrado pela liberdade de cada um, raiz de qualquer amor oblativo, construímos uma família onde a diferença é valorizada, a vida celebrada e acolhida como mistério e sagrado.
Foi um verdadeiro dia do Senhor. Obrigado a todos.

1 comentário:

paulo disse...

como sabe bem estar com a familia, a falar um pouco de tudo k se passa conosco!mas nem sempre a vida nos permite passar o tempo k queremos com a familia!a familia e importante no nosso dia-a-dia!a mim ja me falta pouco para ver a minha e abraca la ate as pessoas com quem se pensa k nao vamos sentir a falta dela temos!!a vida e uma estrada longa e uma dificil caminhada com alguns obstaculos no caminho!consigo aprendi e continuo aprender muito embora hoje nao falamos tanto mas quando falo com sigo ganho mais forca par continuar nesta estrada!abraco