quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sintra IV - Parque e Palácio de Monserrate

O parque e o palácio de Monserrat são criações românticas levadas a cabo por Francis Cook, um milionário inglês apaixonado pelo encanto de Sintra. Em 1856, este comerciante têxtil fez deste espaço a sua residência de férias.
Os jardins estão cheios de espécies de todos os lados do mundo e de pequenas construções (capelas, arcos, casas, estufas) e recantos (cascatas, relvados, jardins temáticos) que fazem lembrar um parque de diversões oitocentista. Mas surpreendente é o palácio de estilo neogótico inglês com fortes influências hindus e árabes. O interior, em restauro, é um cenário cinematográfico que nos inspira todo o tipo de romances.
Vinte e quatro horas depois de mais um atentado terrorista perpetrado por fanáticos islâmicos contra turistas ocidentais, em território indiano, conjecturo como seria diferente este nosso mundo se houvesse um arquitecto superior que, como o James Knowles (arquitecto do palácio), pegasse no melhor destras três culturas e edificasse, como por magia, um mundo de harmonia e salutar convívio. Mas não pode ser assim porque nem estamos num conto de fadas ou de deuses antigos nem os homens são como as pedras ou a madeira que tão maravilhosamente se deixam moldar e transformar pelas mãos dos artistas.

Sem comentários: