terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sintra II - Castelo dos Mouros

O castelo dos mouros actual é fruto de mais uma reconstrução romântica liderada pelo rei mentor do palácio da Pena, D. Fernando II. Esta fortificação é de origem muçulmana e terá sido edificada no século IX. A sua função seria de atalaia da linha da costa e de Lisboa.
Eis uma bonita imagem do tempo do advento que se aproxima: vigiar. Eis uma bonita ideia para desenvolver nestes dias antes do natal. A vigilância cristã é ter a capacidade de subir ao alto dos nossos dias, dos nossos problemas e das nossas dores (e subir é sempre difícil) para nos deixarmos fascinar pela vista balsâmica, inspiradora e original da presença quotidiana do nosso Deus. Nestes quatro domingos vou tentar erguer a bandeira da esperança e da confiança n`Aquele que acampou entre nós.

1 comentário:

Grupo de Jovens disse...

Vigiar... Redescobrir o fascinio que o Deus Menino provoca em cada um (em mim...), deixa-lO renascer de novo, livre das "ideias antigas", frases pré-concebidas (talvez até já pouco sentidas), acolhendo-O como uma novidade para poder ama-lO melhor, liberta da rotina trazida pelas ideias definitivas, um amor "flexivel" para poder crescer sempre mais...
Redescobrir nesta criança AMOR DIVINO uma nova razão para continuar a acreditar e a ser fiel...