segunda-feira, 15 de junho de 2009

XI Domingo do Tempo Comum

O Reino dos Deus é uma realidade tão presente no mundo como a semente lançada à terra está presente na terra. O seu germinar e o seu crescimento são tão imparáveis como discretos, tão efectivos como invisíveis, tão presentes como imperceptíveis que quase passam despercebidos. Este reino tem a marca da acção de Jesus: um com os outros, proposta e não imposição, caminho entre muitos caminhos.
O reino de Deus não é a Igreja, mas a Igreja é chamada a torná-lo presente entre os homens; a torná-lo mais notório como possibilidade de um mundo novo. Assim, nós os crentes somos chamados, ao estilo do Mestre, na pequenez da nossa fragilidade humana ("a menor de todas as sementes que há sobre terra") e da nossa limitada capacidade de mudar os corações (até os nossos), a não deixar de crescer e germinar em nós essa semente de vida nova que é a palavra, o estilo e a vida de Jesus.
E como sabemos que estamos a crescer bem como cristãos e como Igreja? "Estendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Isto é, estendendo de tal forma os nossos braços, o nosso olhar, o nosso coração, a nossa vida que muitos possam abrigar-se à sombra refrescante e retemperadora da vida cristã.
Só uma Igreja disponível e aberta a todos é sinal do Reino. Se em nós cristãos os homens encontrarem abrigo, compreensão, conforto humano e horizontes largos, abertos e arejados então o reino não só será um pouco mais perceptível como justificadamente necessário. E todos descobrirão o tesouro que trazemos nestes vasos de barro que somos nós o crentes em Cristo.

2 comentários:

Catarina disse...

è bom kd nós cristão conseguimos ver k estamos a tentar ajudar o outro sem segundas intenções...
e não pensamos d forma cruel, tipo: "tu fixeste-m mas inda has-d pagá-las"
os ditados populares especificam tanta coisa k ocorre nos nosso dia a dia sem nós dar-mos conta.

Salete disse...

"(...)Caminho entre muitos caminhos."
É uma verdade inquestionável!
A escolha de uma vida (renovada diariamente e a cada sim), que toma contornos diferentes em função de cada realidade concreta... em função de cada pessoa que vamos encontrando...
Mas ainda assim, o mesmo caminho!
Mesmo não conhecendo todos os seus contornos, nem prevendo todos os obstáculos, sabemos como percorre-lo e Quem queremos seguir e encontrar.
Mesmo nesta certeza, é doloroso quando o avanço acontece timidamente e cabisbaixo... não por causa das dúvidas, mas por uma estranha incapacidade de encontrar o meio termo para reagir em cada circunstância.
Obrigada por este momento!