segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Levanta-te

Depois de uma semana de intenso trabalho e de um fim-de-semana de intensa vida social vou hoje deixar no meu blog dois textos: este, sobre o Evangelho de domingo e outro sobre o Carnaval que estamos a viver.
Só ao sétimo domingo o Evangelho nos fala de pecado. Pecado é o que nos paralisa, nos impede de nos encontrarmos connosco próprios, de irmos ao encontro do outro e de buscarmos o encontro com o Senhor.
No Evangelho de ontem Jesus está imóvel, em casa, a dar-lhes a Palavra. E quem se movimenta? O pecador paralítico que assume o que é (não pode andar, logo encontrou-se consigo) e por isso pede ajuda a mais quatro (ao encontro do outro) para se colocar colado ao chão diante de Jesus (ao encontro do Senhor). Aquele homem já estava perdoado porque venceu todas as barreiras que o pecado nos coloca.
Chegar perto de Jesus foi fruto da necessidade que todos nós temos que nos digam na face, sem subterfúgios, que nos amam, que nos perdoam, que nos querem, que somos importantes. E Jesus diz àquele grande crente/pecador (assim são todos os crentes) vai volta para casa, leva toda a tua história (a enxerga), o teu passado e o teu presente, e caminha ciente do que foste e do que és e do quanto és amado assim como és.
O crente é o que se move em direcção a Deus e ao outros, vencendo todos os obstáculos. Mesmo carregado com o seu pecado, com os seus erros recusa-se a chafurdar no seu passado mas avança em direcção ao perdão, à vida, à vontade de a voltar a viver em toda a sua plenitude. E Deus não fica indiferente a quem quer viver e transformar a sua vida, a quem se recusa a ficar agarrado ao seu pecado e ao seu passado. Deus, não condena, pelo contrário ordena: levanta-te, toma toda a tua vida e volta para teus, volta para junto dos que mais te amam (a casa) e ama-os e sê livre para que possas caminhar...
Assim, somos chamados a dizer ao abatido: Levanta-te e anda porque as razões para viver são sempre maiores que as razões para desistir...

1 comentário:

Salete disse...

Aprender a viver com o nosso "eu"...
Ter consciência das nossas limitações e mesmo assim querer prosseguir...
Após cada "queda", não optar por aquele recomeçar que nos faz esquecer o que fomos, ou o que fizemos de errado... mas recomeçar porque aprendemos a ultrapassar e a caminhar com os nossos erros... sempre no desejo de os corrigir e de aprender com eles!
O caminho feito por este pecador, é o espelho da nossa "santa viagem"... ter noção de que procuramos fazer trilho num percurso que nos leva até ao PAI, mas sem nos desviarmos do outro!