quinta-feira, 13 de maio de 2010

Palavras Surpreendentes

Vão cheios os meus dias. Nem sequer na televisão vejo imagens da visita do Papa a Portugal, mas desconfio que o principal não estará nas imagens, mas nas palavras. Mais logo espero colocar aqui um texto sobre esta visita. Mas, li há pouco o discurso de Bento XVI aos homens e mulheres da cultura reunidos hoje no CCB e não resisto em colocar aqui o final das suas palavras. É por frases destas que vale a pena acompanhar o pensamento de Bento XVI.

Caros amigos, a Igreja sente como sua missão prioritária, na cultura actual, manter desperta a busca da verdade e, consequentemente, de Deus; levar as pessoas a olharem para além das coisas penúltimas e porem-se à procura das últimas. Convido-vos a aprofundar o conhecimento de Deus tal como Ele Se revelou em Jesus Cristo para a nossa total realização. Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza. Interceda por vós Santa Maria de Belém, venerada há séculos pelos navegadores do oceano e hoje pelos navegantes do Bem, da Verdade e da Beleza.

Eis a missão da Igreja: estimular a busca da verdade, levar as pessoas a olhar para lá da espuma, sempre superficial, dos dias e das coisas. Eis um desafio aos homens da cultura: (re)descobrir o cristianismo e tornar a vida um lugar de beleza.

Sem comentários: