quarta-feira, 4 de março de 2009

Saudade

Hoje em Antropologia Filosófica estivemos a falar da importância antropológica do tempo e do espaço e da definição de acontecimento. Mas foi sobre o tempo que mais nos debruçamos para melhor entendermos a definição de contemporaneidade, de que um dia vos falarei.
Mas o que mais me marcou e me fez abeirar deste espaço, tão importante para mim, foi a citação de uma frase de Eduardo Lourenço (espero que tenha apontado bem, mas, se não o fiz, a frase é belíssima na mesma): "Na terra da saudade não se morre". Aí estão sempre todos presentes mesmo os ausentes, se calhar principalmente esses. Aí percebemos que os do passado são nossos contemporâneos e os do futuro também porque a sua existência depende do meu presente.
Mas como é verdade que a saudade não nos paralisa mas nos faz sempre regressar ao passado para o reler, para com ele aprender, para nele me enquadrar.
Por isso, recordo com saudade o meu passado. Melhor, recordo tantos amigos, familiares, conhecidos ou simples rostos fechados ou sorridentes com quem tive a sorte de me cruzar, nem que tenha sido há poucas horas. São todos eles que iluminam o meu presente e me projectam para o futuro. Tantos amigos que estão distantes, alguns audíveis, muitos silenciosos, uns poucos com quem convivo. Mas, se algum, um dia, ler estas palavras, quero que saiba que o trago sempre comigo e que não poucas vezes o seu rosto se me aflora nos sonhos, nas reflexões, ao olhar um lugar ou uma foto, ao ler um livro, ao escutar uma música, ao assistir um filme.
Como tudo isto é quaresma!

1 comentário:

Salete disse...

Saudade...
Um sentimento profundamente estranho, mas em simultaneo, tão especial...
Que nos transporta para planos de alegria, ou até de nostalgia...
Que nos lembra pessoas que nos fazem falta, de quem gostamos, acontecimentos que nos marcaram e que recordamos...
Não se sente saudades dos erros, nem daquelas pessoas ou situações que nos fizeram sofrer...
Com saudade recordamos momentos de felicidade, recordamos amigos (aqueles que caminham, ou caminharam ao nosso lado e que de alguma forma partilham ou partilharam a nossa vida).
Obrigada por todos os momentos que proporcionou e que guardo com saudade!!!