quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Alguns amigos

Os últimos dias têm sido muito intensos e têm me mantido afastado deste espaço. As aulas e os trabalhos na faculdade de filosofia, a elaboração do caderno de actividades da unidade lectiva que criei para o novo manual de EMRC para o secundário (e ainda me faltam três) e uma persistente e irritante dor de garganta fazem com que chegue ao fim do dia demasiado cansado para partilhar os meus olhares.
No entanto, não têm faltado razões para deste espaço me abeirar. Partilho hoje três dessas razões.
Ontem recebi uma notícia auspiciosa de um casal de Refojos de Riba de Ave, Santo Tirso, Susana e Bruno Lírio, que fizeram parte dos grupos de jovens que criei, no passado, naquela paróquia. Vão ser pais. Além de inspiradora, esta notícia trouxe-me à memória amigos que jamais esquecerei: a sua fidelidade, fé, constância e persistência são uma memória e um exemplo exemplares.
Por falar em amigos, convido-vos a visitar os blogs (equinociodeoutono.blogspot.com e labirinto-jrt.blogspot.com) daquela pessoa que nos últimos anos tem sido uma brisa de esperança: o meu amigo José Rui Teixeira. Fiquei aí a saber como tem sido reconhecido como um poeta com muito valor. E ele bem o merece.
Finalmente, uma referencia à minha ida ao Santuário de Fátima no Domingo passado. Não sou um grande devoto das suas manifestações, mas reconheço a sua importância para muitos homens e mulheres. E respeito todos os caminhos que nos conduzam ao Pai. Mas Fátima tem agora algo que vale a pena contemplar: o Cristo crucificado da nova basílica da Santíssima Trindade. É uma obra notável. Naquele olhar semita recordei que só foi do alto da cruz que Jesus nos olhou de cima. Sem paternalismos, sem condenações, sem piedoso devocionário. Deus e Homem. “Segue-me”.

3 comentários:

Carlita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlita disse...

Sobre a Cruz digo - do alto da Cruz nos olha, de braços abertos se revela e de coração aberto nos ama! Assim vive Cristo dentro de nós como paradigma! Basta amar.

Maria disse...

Só conseguiremos olhar no fundo dos seus olhos, se amarmos o próximo, todos os dias da nossa vida.Maria