segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Adeus. Fim

Esta é a última mensagem que deixo neste espaço. Tenho estado à espera do dia 17 de Outubro para o fazer porque nesse dia este «olhar sobre os dias» faz dois anos de existência, mas na verdade não se justifica deixar passar o tempo só para chegar a essa data e nada dizer aos meus leitores que por aqui passam em busca de novidades e nada. Deixarei o blogue on-line por uns tempos porque gostaria de guardar alguns textos que escrevi de que gosto bastante e não tenho tido muito tempo para o ir fazendo.
São três as razões que me levam a encerrar este local de encontro. Primeiro, porque tornou-se mais uma obrigação do que um prazer. E quando assim é, pelo menos para mim, deixa de ter significado. Quando o comecei, escrevia porque tal era uma necessidade íntima, visceral. Estava desempregado, a começar um novo curso, precisava de um espaço em que fosse escutado e de encontro com amigos e família. Hoje as coisas estão, graças a Deus e a alguns amigos, muito diferentes e, por isso, aquela necessidade dissipou-se.
A segunda razão é consequência daquela: hoje tenho muito menos tempo para aqui vir. As aulas, o crescendo de responsabilidades no colégio, o mestrado a que me tenho rapidamente que me dedicar, os manuais de EMRC e o aumento da família, a quem quero dar o máximo de tempo possível, impedem-me de dar a este blogue uma presença que não consigo.
Finalmente, fui-me apercebendo que este espaço foi por vezes (poucas, espero) ou fonte de mal entendidos ou de processos de intenções ou de constrangimentos pessoais e institucionais. Nunca tive essa intenção, afinal foi um pessoal, despretensioso e inócuo blogue onde coloquei reflexões pessoais que nunca tiveram a pretensão nem de ser lei, nem verdade absoluta, nem ajustar contas com nada nem com ninguém e, muito menos, de prejudicar alguém.
Àqueles que aqui vieram com coração limpo, com amizade, com interesse intelectual e com sã curiosidade (e muitos nunca os conheci pessoalmente) aqui fica o meu mais profundo agradecimento pela visita, pela leitura e por alguns comentários. Segundo o Blogger o meu perfil teve 1462 visitas. Segundo o Site Meter, que coloquei muito depois de colocar o blogue on-line, tive 17.557 visitas e 25.374 Page Views. São números, valem o que valem, podem até ser pouco fiáveis, mas sei que muitas destas visitas foram verdadeiros actos de amizade e de liberdade de expressão e de pensamento. E isso não tem preço.
Muito obrigado a todos e até sempre pelos bailes da vida.